logo





Âmbito

Os sistemas de Informação desempenham assim, hoje em dia, um papel determinante na operacionalidade das organizações, ao acomodar grande parte da informação relacionada com o seu core-business e, em particular, a informação de carácter financeiro.

A conjugação dos fatores, forte dependência que as organizações têm hoje em dia das TI, aproximação entre as TI e a estratégia do negócio, necessidade de garantias de fiabilidade e segurança sobre todas as componentes tecnológicas, fez com que as organizações fossem obrigadas a promover mudanças nos seus processos internos das TI, através da adoção das boas práticas de IT Governance ou das boas práticas da gestão da informática. Essa adoção tem-se revelado, em inúmeras organizações, como a melhor resposta para lidar com uma realidade complexa e em permanente mudança.

Adicionalmente, o facto da indústria estar sujeita a cada vez maiores exigências por parte dos reguladores, como pode ser realçado numa cada vez maior exigência de requisitos de compliance e requisitos de auditoria (muitas vezes uma certificação é fundamental para fornecer certo tipo de produtos/serviços), tem forçado as organizações a implementar e integrar múltiplas frameworks e standards.

A agilidade exigida às organizações nos tempos atuais obriga a remover/otimizar todos os obstáculos consumidores de tempo para que estas se centrem naquilo que sabem fazer, que é o seu core business, cumprindo, ao mesmo tempo e de forma simples, os requisitos normativos.

Neste contexto, as organizações têm demonstrado dificuldade em gerir a simultaneidade de diferentes certificações normativas, quer do ponto de vista organizativo/documental, quer do ponto de vista operacional, com a sobreposição de diferentes obrigatoriedades a surtir muitas vezes um efeito bloqueante e resistente, contrário ao inicialmente previsto.

Com vista a dar resposta a estas questões foi criada o COBRA, uma ferramenta capaz de avaliar a maturidade da implementação de várias frameworks e normas de IT Governance, de forma a apoiar análises de melhoria e/ou comparação, possibilitando à organização saber o nível de maturidade em que se encontra e o que é necessário efetuar para atingir outros níveis de maturidade.

Já avaliou o nível do alinhamento entre a Informática e o seu Negócio?

Click to Hide Advanced Floating Content