logo





Desafios

Sistematizar e Automatizar o processo de IT Governance

O objectivo deste projecto de investigação consiste na criação de um protótipo de ferramenta que permita sistematizar e automatizar o processo de IT Governance duma organização. Este projecto será desenvolvido através de diversas macro-actividades:

1. Integração das Frameworks e normas ISO e criação de uma Arquitetura/ Framework e Modelo de Maturidade comum;

2. Definição de uma Bateria de Questões para avaliação do estádio de desenvolvimento;

3. Definição de um Sistema de Recomendações;

4. Desenvolvimento de software que integre as componentes anteriores;

5. Teste do software.

Destacam-se as três primeiras macro-actividades, uma vez que é nelas que ocorrem as principais actividades de investigação e desenvolvimento e de inovação:

1. Não existe actualmente nenhum modelo de integração das diversas Frameworks e normas ISO existentes, nem mesmo um Modelo de Maturidade comum, o que resulta em sobreposições e em áreas não cobertas. A criação de um modelo de integração permitiria aproveitar os diagnósticos e recomendações de uma norma que se sobreponham a outra, reduzindo de forma significativa os tempos e a segurança de implementação. Nesta macro-actividade ir-seá procurar desenvolver este modelo de integração e criar um modelo de maturidade que permita a melhoria contínua e a evolução dentro da organização.

2. Nesta actividade ir-se-á desenvolver uma ferramenta inteligente e automatizada de avaliação sistemática que permita determinar o estádio de desenvolvimento da organização. Esta ferramenta terá na sua base uma análise ontológica e uma bateria de questões especificamente desenvolvidas para fazer uma grande parte do levantamento necessário. Pretende-se ainda que exista a capacidade de aprendizagem com a experiência acumulada e que sejam indicadas as áreas que necessitam de uma dedicação mais fina para assegurar o adequado levantamento.

“A ferramenta será inteligente, com a capacidade de escolher as questões a colocar tendo em conta a informação já disponível e aquela que necessita para fazer a avaliação da maturidade.”

3. Nesta actividade será definido um Sistema de Recomendação para fazer Análise de Negócios, reconhecendo com base na informação recolhida o estado actual (AS-IS) e mapeando as acções a tomar para chegar a um novo estado objetivo (TO-BE).

Já avaliou o nível do alinhamento entre a Informática e o seu Negócio?

Click to Hide Advanced Floating Content