logo





Problema

O mundo vive hoje na era da informação.

As organizações necessitam de gerir enormes quantidades de informação para desenvolverem a sua actividade, e a capacidade de gestão dessa informação é um forte factor de diferenciação no mercado. Para tal os sistemas informáticos das empresas, especialmente das maiores, têm-se tornado progressivamente mais complexos e sofisticados, resultando no surgimento de uma Governança de Tecnologias de Informação (IT Governance) que tem assumido uma relevância cada vez maior nas organizações.

O surgimento de requisitos legais e regulamentares em determinadas indústrias (banca, por exemplo) ou em determinadas valências do tratamento de dados (leis de protecção de dados, por exemplo) levou a que se tornasse fundamental criar mecanismos que assegurem que os sistemas informáticos dessas organizações respeitam um vasto leque de normas e de requisitos e que asseguram uma integridade e estabilidade extrema.

A Compta BS depara-se assim frequentemente com a necessidade de avaliar e determinar se os sistemas informáticos dos seus clientes cumprem esses requisitos e se as alterações a que esses sistemas estão permanentemente expostos (novos objectos inseridos na organização, alteração de regras dentro do sistema, introdução de novas aplicações, integração de sistemas, etc.).

Estes são processos extremamente complexos e que são tradicionalmente conduzidos de uma forma eminentemente manual, requerendo a dedicação de equipas de consultores muito seniores e especializados durante bastante tempo (meses ou mesmo mais de um ano) para fazer o levantamento da situação e para se assegurarem que as alterações a efectuar não geram impactos não aceitáveis.

Sendo uma área relativamente recente, o IT Governance já ganhou uma presença forte dentro das organizações, tendo sido criadas diversas metodologias de avaliação do estado de desenvolvimento da empresa nesse âmbito (COBIT; ITIL) e existindo diversas normas para algumas componentes (ISO 20000, ISO 27001, por exemplo). Mas não existe nenhum conjunto homogéneo de normas ou procedimentos abrangentes para o IT Governance.

Já avaliou o nível do alinhamento entre a Informática e o seu Negócio?

Click to Hide Advanced Floating Content